terça-feira, 17 de agosto de 2010

DESPERDÍCIO... COMO EVITÁ-LO?

Desperdício... Como evitá-lo?
Por José Alfredo dos Santos Filho (Jornalista e Escritor)

Isto é apenas uma questão de reeducação e conscientização para administradores de empresas e de residências.
Talvez não esteja sendo bem explícito, mas o tema "Preservação do Meio Ambiente", tão propagado pelos meios de comunicação, parece ainda não ter conseguido transmitir à boa parcela da população o sentido real do tema.
Para uma melhor compreensão devemos observar que primeiro devemos preservar o "meio" em que vivemos: nossos lares, empresas, locais públicos etc., com particularidade para aquele "meio" onde mais tempo passamos.
Imaginem a quantidade de alimentos, e restos de alimentos que são negligentemente transformados em lixo, em todo mundo, e particularmente em nossas empresas e residências pelo simples fato de não sabermos administrar bem sua manipulação e consumo? Quantas pessoas nesse exato momento em que você ler esse artigo, estão pagando caro, e se alimentando mal? E por que isso acontece? Explico:
"O mundo moderno impôs a toda sociedade, principalmente aquelas ditas mais desenvolvidas e ricas, um modo de vida agitado, apressado, onde tudo é urgentíssimo. Há de se avaliar e entender que um prato, por exemplo, que preparado em apenas 10 ou 20 minutos, pode não está devidamente pronto para ser consumido. Mas a pressa faz com que as pessoas pensem que o melhor restaurante é aquele que mais rápido lhes atende. Por agirem assim, correm o risco de consumirem alimentos mal preparados, quase crus, que podem causar-lhes diversos males ao seu corpo, e até levá-lo a óbito.”
Notícias não faltam para corroborar a tudo o que aqui escrevo. A comida que serve para alimentar, que dá energia e saúde, quando mal manipulada, além de causar diversos males, pode até levar a óbito.
Mas a maior agravante nisso tudo está na ganância daqueles empresários que visam apenas lucro rápido em detrimento da qualidade dos alimentos que servem a seus clientes.
Aqueles que se alimentam em casa, também não estão longe do perigo de se alimentarem mal. Não poucas vezes, tem uma equipe de funcionários domésticos despreparados, ou negligentes. Daí a necessidade de contratarem profissionais éticos, capacitados e responsáveis para orientar, treinar e supervisionar a alimentação que é servida a você ou aos seus clientes.
A princípio, pode parece a você, caro, dispendioso e desnecessário até. Mas com o passar do tempo verá que é um dos maiores e melhores investimentos que se faz nos dias de hoje, porque previne contra diversos tipos de males que podem lhe afetar através de uma péssima alimentação.
Essa simples atitude, além de garantir uma alimentação saudável, afastá-lo do risco de doenças diversas causadas pela má ingestão de alimentos mal preparados, ainda há o detalhe da economia que se fará, seja em sua residência, ou em sua empresa.
A racionalização do “meio ambiente” onde se manipula os alimentos, o seu acondicionamentos em geladeiras e freezers, as embalagens corretas para manter o produto sempre conservado para o uso, etiquetadas com informações do prazo de fabricação e validade, são atitudes praticadas pelos bons profissionais da área de alimentos.
Treinar as equipes para que trabalhem organizadamente, sem atrapalhar aos companheiros, também está dentro do currículo desses profissionais, porque sabem que a maioria dos acidentes acontecem em uma cozinha pelo simples fato da má organização e não observação das normas de segurança, quando se trabalha em equipe.
Mais informações, entre em vontato conosco: Tels: (61) 9100-8441 / 9311-3952 - Emails: nicechefedecozinha@hotmail.com / mulherfluminense@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário