terça-feira, 25 de janeiro de 2011

BOLO IMPERIAL

Autoria da Chef Nice Óliver (61) 9100-8441
Ingredientes para fazer a Massa: 8 ovos inteiros; 250g. Manteiga; 250g. Margarina; 4 xícaras de açúcar; 6 xícaras de farinha de trigo; 250ml de leite de côco ; 250ml de leite de vaca; 1 colher de sopa de fermento em pó.

Modo de Preparo: Bater o açúcar com a manteiga, usando uma colher de pau; quebrar os ovos inteiros (um a um) misturando bem. Coloque o leite, alternando com a farinha de trigo, batendo com a colher de pau até chegar ao ponto homogêneo e colocar para assar em forma untada (ou, usar o modelo plástico). Levar ao forno com temperatura moderada.

Cobertura de Machimello: 250g. de açúcar refinado; 250ml de água (fervendo); 4 claras em neve. Corante para bolo da cor desejada. Use meio envelope de gelatina sem sabor; 1 colher de água fria.

Modo de Preparo: Ajunte o açúcar à água fervendo ainda no fogo; deixe ferver em fogo baixo, mexendo sempre até a ponto de fio, sem deixar escurecer. Dissolva a gelatina na colher de à água fria com gotas de corantes. Retire do fogo e ajunte a gelatina à calda. Com a batedeira ligada em velocidade baixa, nas claras em neves vá despejando a calda à fio sobre as claras sem parar de bater. Após bem misturada cubra bem o bolo usando sua criatividade.

Recheio de Prestígio: 1 lata de leite condensado; 1 lata de creme de leite; 500ml de leite de côco; 250ml de leite de vaca; 300g. de côco ralado; 1 colher de margarina; 200g. de açúcar; 2 colher de maisena (Amido de Milho); 1 colher de farinha de trigo; 1 gema (sem a pele).

Modo de Preparo: Ajunte todos os ingredientes no liquidificador (menos o côco ralado). Bata por 4 minutos, leve ao fogo, mexendo com colher de pau, ajuntando o côco, deixando engrossar até chegar ao ponto de prestígio. Retire da panela e deixe esfriar levemente. Abra o bolo (usando uma linha de costura) e recheie. Umedeça a parte de cima com uma mistura de leite de côco e açúcar (refinado) tendo o cuidado para não umedecer muito. Se preferir pode usar um borrifador.

Obs: Não umedecer a parte de baixo do bolo, porque este bolo já é bem amanteigado.
Sugestão da Chef: Fica muito bom decorado com lascas de côco fresco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário